consorcio

Consórcios

Conte-nos qual é o seu sonho e nós o ajudaremos a torná-lo realidade – essa é a proposta do consórcio. Alguns bens, como imóvel e automóvel, requerem maior planejamento financeiro devido ao seu alto valor. Pensando a longo prazo, você escolhe quanto pode pagar a cada parcela e a quantidade de meses; dessa forma, ao final do período, o dinheiro necessário estará disponível – é como uma poupança com a qual você se compromete mensalmente.

Entre as vantagens desta modalidade, encontra-se o fato de não ser preciso pagar juros à administradora e a possibilidade de negociar a compra do bem tendo em mãos o valor à vista – além de haver a possibilidade de ser sorteado logo no início do consórcio, recebendo o crédito para comprar enquanto paga as parcelas. Por outro lado, por ser um investimento a longo prazo, ele não é ideal para quem tem pressa e, em caso de desistência, você só pode resgatar o valor pago no final do consórcio.

Como funciona o consórcio?

Espécie de financiamento em grupo, o consórcio une pessoas que têm um objetivo comum para que montem uma poupança comum através do pagamento de parcela mensal – tudo sob a administração de uma administradora. A cada mês, um consorciado é sorteado para receber uma carta de crédito, ou seja, o valor para dar adquirir o bem. Quem tem alguma reserva pode participar de uma espécie de leilão e dar lance para receber a carta de crédito antecipadamente.